O Quarto Trimestre

Certamente já ouvimos as recém mães dizerem “O meu bebê dorme no meu colo, mas assim que o coloco no berço, ele chora!”

Aliás, quantas de nós já não passamos por isso?

Pode ser mesmo frustrante pois preparamos o quarto do bebê com tanto carinho, compramos berço, play mat, carrinho, etc, etc, etc e o bebê só quer estar no colo, ou no peito!

É importante dizermos que não há nada de errado no bebê quando isto acontece. Muitas mães ficam com a sensação de que algo está errado com o seu bebê mas isto é perfeitamente aceitável pois é desta forma que o bebê demonstra as suas necessidades!

Vamos fazer um exercício simples e nos colocar no lugar do bebê: Estávamos no quentinho do útero, rodeados de água, com barulho, movimento, no escuro, comida sempre disponível e nem era preciso fazer a digestão.

No útero o bebê não tem o olfato desenvolvido, estão sempre em contato e bem colados com a mãe sendo carregados o tempo todo. Eu diria mais, o útero é um hotel 6 estrelas. Quem não se ia sentir seguro e confortável passando umas férias em um lugar assim?

Quando o bebê nasce obviamente tudo muda e o recém nascido precisa aprender a ajustar-se ao mundo exterior.

Agora, outro exercício: sabendo como era o ambiente no útero, o que acham que poderiam fazer para, de alguma forma, prolongar esse ambiente e as sensações que ele proporcionava?

Este conceito do Quarto Trimestre vem precisamente nos auxiliar nesta transição, com idéias do que podemos fazer para ajudar o bebê.

Movimento:

movimentoMuito importante pois dentro do útero o bebê estava em constante movimento, inclusive quando a mãe dormia ou descansava. Até o respirar da mãe gera movimento no útero para o bebê.

Dançar, caminhar, andar de carro, podem ser dicas boas!

 

Contato pele com pele:

skin to skinÉ uma forma maravilhosa de acalmar o bebê trazendo grandes benefícios. O bebê sente o cheiro da mãe o que também ajuda a regular a respiração, temperatura corporal e batimentos cardíacos.

Estimula a libertação do hormônio oxitocina (conhecido como hormônio do amor), garante o bem estar e vínculo entre mãe e bebê.

Este contacto pode ser feito sempre que quiserem, ao amamentar, quem não amamenta pode dar a mamadeira e fazer contato pele com pele.

Simplesmente ao pegar ao colo, num banho partilhado e dormir com o bebê, por exemplo, são formas de se beneficiar deste contato.

 

“Swaddling”: 

swaddleO swaddling consiste em  enrolar o bebê com um pano, ou cobertor, e é uma prática muito antiga que ajuda os bebê a sentirem-se confortáveis.

Nos dias de hoje existem várias pesquisas feitas sobre o assunto, deixamos aqui um link com informação sobre tudo o que envolve o sono do bebê e que fala sobre o swaddling.

https://www.isisonline.org.uk/sleep_health/sleep_aids/swaddling/

 

Baby Wearing:

slingMais uma opção, uma fórmula mágica para que o bebê se sinta seguro e confortável, já que no útero eles foram carregados constantemente pela mãe. Havia 100% de contato e alguns estudos afirmam que este contato cai para os 40% assim o que o bebê nasce!

Para a mãe significa ter as duas mãos livres e o pai pode também carregar o bebê desta forma.

Alguns bebês choram assim que são colocados no sling mas isso não quer dizer que eles não gostam, assim que a mãe ou pai começam a se movimentar eles se acalmam.

Deixamos aqui um link sobre como escolher o sling seguramente:

http://www.gentleparenting.co.uk/kc/1233-2/

 

Cama compartilhada:

cz-babies-cama-compartilhada-4Para algumas famílias dormir com o seu bebê é uma opção, uma opção muito válida que pode ser feita de forma segura.

https://www.isisonline.org.uk/

No link acima podem encontrar toda a informação sobre o assunto.

Quando o  bebê dorme com os pais, toda a família dorme melhor, já que o bebê está ali ao lado, não será preciso a mãe ou pai levantarem-se e ir buscar o bebê no berço.

Junto da mãe, o bebê vai-se sentir seguro, a respiração desta ajuda a regular a do bebê, o contato com a mãe ajuda a controlar o ritmo cardíaco do bebê.

 

Posição:

tiger on a treeA posição “Tiger on a tree”, é uma posição  alternativa de segurar o bebé, que pode dar bons resultados para alguns bebês.

 

 

 

Barulho

white-noise-onlineO útero é muito barulhento: o bater do coração da mãe, circulação do sangue, respiração, sistema digestivo, parece mesmo muito barulhento, não acham? Por isso os bebês podem ficar desconfortáveis com o silêncio nas primeiras semanas.

Os “White noises” ou ruído branco normalmente são uma boa opção, como máquinas de lavar roupa, aspiradores, secadores de cabelo, etc. Hoje em existem até gravações com os sons do útero, escolha não falta.

 

Comida:

maxresdefaultQuando um bebê tem fome, ele tem fome! E nada o acalma. No útero ele era alimentado pela placenta, a comida estava disponível a toda a hora, agora ele sente fome e tem de pedir.

É  importante saber ler os sinais de fome, antes que o bebê  fique muito irritado, desconfortável e comece a chorar muito,o que tornará a amamentação, ou não amamentação mais estressante para a mãe e bebê.

Por vezes eles podem apenas querer um snack, mamam menos, ou só querem estar ali pertinho da mãe, no seu conforto. Podem querer mamar/chupar, já que os bebês têm este “suckling reflex”. Este reflexo é muito importante, acalma os bebês e ajuda o crânio a voltar a sua forma depois do nascimento.

 

Imersão em água:

banho_ofuroO útero tinha a temperatura perfeita e o bebê estava submerso em água. Então, um banho de imersão em água pode ser uma forma de relaxar o bebê e fazê-lo voltar ao útero, o seu hotel 6 estrelas onde se sentia tão seguro e confortável.

Talvez uma dessas dicas funcione de cara, talvez você precise tentar tudo ao mesmo tempo e isso é normal. O importante é manter a calma e saber que seu bebê só está se ajustando ao mundo aqui fora e que você é essencial para que ele consiga. E se estiver muito difícil, não tenha medo de pedir ajuda, de delegar tarefas, de dar um tempo. Uma mãe tranquila e segura ainda é a melhor fórmula para acalmar seu próprio bebê.

 

E se você souber de mais alguma coisa que funcionou para você e seu pequeno compartilhe aqui conosco!

 

Imagens retiradas da internet

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s