Mãos de amor

“Ser tocado e acariciado, ser massageado é alimento para o bebê. Alimento tão necessário como os minerais, vitaminas e proteínas.” _ Frederick Leboyer

Em algum momento vocês já pararam para pensar como o bebê se sente no momento do nascimento? Quais as sensações que ele tem perante o mundo que o acaba de receber?

Quando os bebês nascem, nascem também muitas dúvidas e anseios: Como serão os próximos dias, as próximas semanas, quais serão as novas sensações deste bebê? Sensações totalmente novas e muitas vezes  assustadoras para ele.

Vamos imaginar a vida no útero, rica em sons vindos do corpo da mãe e do mundo. Mas principalmente rica em movimentos contínuos, quando a mãe se senta, se levanta, anda, quando dança e etc. Mesmo quando a mãe esta quieta ou dormindo, a respiração desta embala o bebê gerando movimento.

A vida no útero é prazerosa e reconfortante!

E vocês já pararam para pensar o que podemos fazer para eliminar ou amenizar o medo do desconhecido neste novo ser após o nascimento?

A massagem é uma das formas de  proporcionar ao bebê um pouco da proteção que ele sentia no útero.

WhatsApp Image 2017-06-12 at 11.26.39

A Shantala em particular é um método de massagem antigo tradicional da Índia transmitida de geração em geração. É uma arte sagrada no verdadeiro sentido, pois se preocupa com as necessidades de adaptação do bebê neste novo mundo.

Este método foi trazido para o ocidente pelo obstetra Frederick Leboyer que ao viajar por Calcutá observou uma mulher sentada na calçada massageando o seu filho. Encantado com aquele momento o médico pediu para que ela lhe ensinasse a massagem.

O toque é fundamental na vida dos seres humanos e a Shantala propicia a interação entre mãe e filho e o toque gentil pode ajudar aliviar tensões, bloqueios e assim prevenir problemas futuros.

A pele é um órgão que transforma estímulos físicos em comunicadores químicos e estados psicológicos. Daí o toque ser tão importante para o desenvolvimento do bebê.

Existem já muitos indícios de benefícios da massagem para o bebê, entre eles destacamos o desenvolvimento neurológico. O toque sutil e amoroso da Shantala pode ajudar no alívio de cólicas, ajudar no relaxamento e também proporciona um sono melhor.

No sul da Índia, país de origem da Shantala, é sugerido que a massagem se inicie à partir do primeiro mês de vida. Você pode e deve tocar o seu bebê de maneira amável e estimulante porem a técnica completa não é aplicável antes do primeiro mês e também não deve ser aplicada no abdômen antes do cordão umbilical cair.

Entre as várias considerações para iniciar a massagem citamos algumas:

  • O bebê tem que estar nu.
  • O ambiente em temperatura agradável.
  • Deve ser usado óleo natural ( óleo de coco, azeite ou óleo de amêndoas)
  • Nunca massagear após ser alimentado.
  • Em caso de desconforto ou doenças, infecções ou erupções na pele não massagear.

Depois da Shantala você irá colocar o seu bebê na água, não com proposito de dar banho, mas sim pelo bem estar do bebê. A água vai finalizar o trabalho propiciando relaxamento mais profundo do bebê e também aliviando  possíveis tensões na coluna e na pélvis. A água elemento natural do bebê trazendo a memória do útero onde ele se sentia tão confortável e protegido.

WhatsApp Image 2017-06-08 at 17.34.47.jpegEste texto fica como homenagem à Frederick Leboyer que faleceu recentemente, em Maio de 2017. Nosso texto foi todo baseado em um dos seus livros Loving Hands, The tradicional art of baby massage.

“Vocês se olham. E esse contato dos olhos é de grande importância. Durante a massagem é preciso conversar com a criança. Não somente com palavras. É preferível permanecer em silêncio. O silêncio ajuda a concentração. E, de fato, você vai aprender a se comunicar de outro modo. Seja atenciosa. Só pense naquilo que você está fazendo. Esteja “ali!”. Fale com o bebê com os olhos, com as mãos. Com o seu ser.” (LEBOYER, Frédérick, 1976)

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s